Chegou a hora de voltar a colocar aquela roupinha para o frio no seu cãozinho e ela está vestindo com dificuldade… Parece que a cinturinha dele está mais avantajada… De repente você para o seu pet e percebe que ele está acima do peso.
Esses são apenas alguns indícios de que seu peludo engordou um pouquinho, ou mais do que isso. Essa mudança pode ser decorrência de vários fatores como diminuição de atividade física ou modificações na alimentação.
Obesidade pode resultar em outras doenças
A obesidade em cães e gatos é uma ocorrência cada vez mais frequente entre os animais de estimação. Mas que deve ser tratada para que o bichinho não venha a ter outras doenças consequentes.
O sobrepeso é um alerta que o seu bichano está precisando mudar alguns hábitos. Nesta situação, é preciso uma avaliação do quadro completo de sua saúde. Pois atrás dessa anomalia, pode haver outras alterações no seu organismo.
Castração e idade mais avançada
Muitas coisas influenciam no aumento de peso dos mascotes. A castração do animal e a idade mais avançada podem ser vetores das gordurinhas também. Mas o ideal é que um veterinário identifique a causa certa.
Se for a ração ou outros alimentos que o cachorro tem acesso diariamente, o especialista vai poder fazer o monitoramento e a prescrição de uma dieta de acordo com as características do seu doguinho.
Variações na rotina alimentar
As variações da rotina alimentar podem ser muitas. O tempo que a ração fica disponível para o animal, a quantidade de alimento colocada no pote ou mesmo o balanceamento dos nutrientes.
Petiscos em excesso ou a oferta deles permanentemente são outros modos de o animal ganhar peso, já que esse processo está ligado diretamente à ingestão de calorias e ao gasto energético.
Redução da expectativa de vida
Esse conjunto de fatores, agregado à situação clínica do seu pet, pode desencadear a obesidade canina e doenças decorrentes disso. Saiba que o peso excessivo pode ter como resultado a redução da qualidade e expectativa de vida do seu parceiro.
Seu cão poderá dar alguns sinais de que já não está mais no peso ideal. E as consequências do sobrepeso serão evidentes como os problemas de locomoção e a deficiência respiratória, por exemplo.
Avaliação médica é indispensável
Se você tem dúvidas se o seu cão está acima do peso ou se é apenas uma camadinha de gordura a mais, leve-o ao veterinário. Uma avaliação médica é fundamental para identificar o que está afetando a saúde dele.
As condições que levam o animal à obesidade e a outras enfermidades vão depender da raça e de outras características do animal. Em uma clínica veterinária de sua confiança, ele vai ter a assistência necessária para retomar uma vida saudável.