Você sabe identificar quando o seu cachorro sente dor?

Você sabe identificar quando o seu cachorro sente dor?

Você já ficou com dúvida se em algum momento o seu cão sentiu dor? Muitas vezes, o seu animal de estimação pode estar sofrendo e não demonstra isso de nenhum jeito. Ou, de forma indireta, manifesta a dor sem que você perceba.

É sempre muito importante que, se você desconfia que o seu bichinho está tendo dor e ela não passa, você deve procurar logo uma ajuda médica. Pois essa dor pode ser um sinal de alguma doença mais séria que precisa ser tratada imediatamente.

O seu companheiro não pode falar, mas consegue, sim, expressar de outras maneiras quando está com dor. Ou pode ficar quieto, escondendo esse mal-estar por muito tempo. Geralmente quando a dor é leve ele não indica, mas quando o animal expressa esse sentimento já é uma dor grave.

Comportamento agressivo

A sinalização da dor nos cachorros pode se evidenciar em seus comportamentos. Os peludos podem ficar mais agressivos. Essa atitude nada mais é do que um mecanismo de defesa do animal, principalmente se ele for tocado ou haver a menção do toque no local onde dói.

Outra maneira de demonstrar a dor, através da postura, é quando o seu cão fica arqueado. A coluna do animal apresenta uma espécie de curvatura. E junto a isso, ele anda bem devagar, demonstrando um processo doloroso.

Movimento lento da cabeça

O cachorro também pode ter expressões faciais diferentes, que não acontecem naturalmente no seu dia a dia. Ele pode ter um movimento lento da cabeça para os lados ou para cima, pode apertar os olhos com frequência ou ranger os dentes.

Quando a dor é muito forte, o seu parceiro certamente vai recusar os alimentos, ficar muito quieto e inibido e até deixar de tomar água. Vai perder o humor e a disposição, negando participar de qualquer tipo de brincadeira ou atividade física.

Latidos ou uivos frequentes

O animal pode também latir demasiadamente ou ainda chegar a uivar. A situação pode ser pior se o seu mascote não fizer a festa de sempre quando você chega da rua ou mesmo não interagir com as pessoas da família e outros animais da casa.

Dessa forma, qualquer situação anormal que você detecte no seu pet, que pode vir a ser uma dor, afetando o animal, é imprescindível você levá-lo ao veterinário de sua confiança. Diante de um diagnóstico preciso, a origem da dor deve ser desvendada, e o especialista tomará as providências para que o seu amigo fiel fique bem.

Deixe uma resposta