PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Raiva é uma doença sem cura que leva à morte

Raiva é uma doença sem cura que leva à morte

A raiva é uma doença letal nos animais, mas pode ser prevenida através de vacinação. Porém o proprietário do cão ou gato deve estar atento às doses de vacina quando o bicho ainda é pequeno e no decorrer da vida dele pois a doença não é tratável e leva os animais à morte, depois de muito sofrimento.

A raiva canina tem um período de incubação de 15 dias a dois meses, em geral. No início da doença, os animais infectados pelo vírus rábico têm mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou demonstram uma agitação atípica. Depois de alguns dias, o cachorro se torna agressivo, e pode morder objetos, outros animais e seres humanos, inclusive o seu próprio dono. O cão ainda morde a si mesmo, provocando graves ferimentos.

O animal passa a ter uma grande salivação pois fica incapaz de engolir a sua saliva, devido à paralisia dos músculos da deglutição. Muitas vezes o tutor do animal pode vir a analisar essa situação como um engasgo. Na tentativa de ajuda, o dono acaba se expondo à infecção.

O contato com o animal raivoso deve ser totalmente evitado pois a doença é transmissível ao homem e a outros animais, em diversas espécies. O vírus é transmitido através, de lambidas, mordidas e arranhões, assim como por outras secreções do cão ou gato contaminado.

O cachorro raivoso passa também passa a ter um latido rouco ou com duas tipos de sons, com a paralisia parcial das cordas vocais. Os animais podem abandonar as suas casas e caminhar por grandes trajetos. Nesta etapa final da doença, há convulsões generalizadas, descoordenação motora e paralisia do tronco e dos membros.

Todo esse sofrimento, porém, pode ser evitado com a vacina antirrábica que deve ser feita anualmente. Se você ainda tem dúvidas, procure um médico veterinário para saber mais sobre a prevenção da doença. E não se esqueça e não arrisque a saúde de seu amigo fiel: todo o animal deve ser vacinado, mesmo os de áreas urbanas, incluindo os pets de apartamento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu