PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Hora do passeio: momento de agitação ou tranquilidade?

Hora do passeio: momento de agitação ou tranquilidade?

Quando você pega a guia ou diz a palavra “passear” o seu cachorrinho fica eufórico, late, corre até a porta e fica ofegante? Saiba que esse comportamento é muito comum mas pode ser moldado para que o seu bichinho de estimação faça desse momento uma atividade tranquila e agradável, para vocês dois.

O passeio deve ser uma forma de o animal se exercitar, socializar com outros pets e até mesmo se divertir. E não um fato de ele ficar ansioso e inquieto demais. A caminhada de maneira calma e descontraída só vai trazer benefícios para a rotina diária do seu companheiro.

O passeio não deve ser um transtorno e sim uma maneira de o animal gastar as suas energias, levando-o a ficar satisfeito e relaxado. Então, veja algumas dicas para que essa atividade venha a ser uma ação benéfica para cães e tutores.

Faça do passeio um compromisso diário, pois se o peludo sair apenas uma vez por semana, certamente ficará mais ansioso quando a oportunidade de sair de casa acontecer. Saindo diariamente ele vai registrar essa ação como um fato cotidiano, comum.

Na hora de abrir a porta, se o seu fiel amigo se adiantar na saída, volte e traga-o para dentro, ensinando-o a esperar. Faça isso várias vezes até que ele entenda que deve se acalmar na hora de sair. Você pode dar um petisco de presente quando ele se comportar.

Na rua, faça que o seu cachorro te acompanhe na caminhada ao seu lado. Se ele se adiantar, puxe a guia para que ele se posicione corretamente e só depois siga adiante. A guia deve ficar frouxa, sem tensão. Recompense-o também quando ele seguir essa regra.

pois o que for diferente disso Pegue a guia e diga “passear”, sempre que não for sair de casa com o peludo. Em seguida, guarde a guia e volte a fazer outras coisas. No início, ele vai achar estranho, ficar eufórico e depois frustrado. A ideia do treino é deixá-lo calmo antes do passeio. Com isso, ele passará a associar que nem sempre que a guia aparece é para sair de casa.
Treinamento

Comece passeando dentro de casa, mostrando ao cão como o passeio deve acontecer. Coloque a coleira e a guia no pet e deixe que ele fique posicionado ao seu lado, de maneira que a guia fique frouxa (não tensione nem encurte a guia). Dê alguns passinhos (de dois a três) e, se o cachorro acompanhar com a guia frouxa, dê um petisco para recompensar.

É interessante, pelo menos no início, fazer os passeios em locais mais tranquilos no início dos treinamentos. Assim, seu mascote manterá mais o foco nos ensinamentos. Depois que ele estiver mais calmo, você pode levá-lo a lugares com mais movimento.

Também os passeios mais curtos, no começo da preparação dos hábitos do seu animal, podem ser uma boa alternativa. Assim como mudar o trajeto toda a vez que sair ou mesmo a direção de uma hora para a outra, para que ele preste mais atenção em você.

Além do petisco ou de um carinho, faça elogios quando ele se comportar ou mesmo deixe que ele reaja com atitudes que ele já demonstrou ser do seu agrado como cheirar ou brincar com outro cão, fazer xixi em determinados locais ou mesmo pular em você ou em outra pessoa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu