PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Curso de Ultrassonografia Oftálmica com equipamentos de última geração

Curso de Ultrassonografia Oftálmica com equipamentos de última geração

Uma das principais finalidades dos diagnósticos por imagem é identificar, através de um método inócuo, possíveis doenças, lesões e outras alterações no organismo para estabelecer o tratamento ou cirurgias adequados. Além de ser um exame preventivo, a ultrassonografia veterinária permite ainda o acompanhamento destas enfermidades nos órgãos do animal.

E pensando na importância de aproveitar todos esses recursos, a Bichos do Sul agrega e oferece aos profissionais da área, principalmente médicos veterinários e professores de universidades, uma sequência de capacitações com enfoque em ultrassonografia, disponibilizados no Centro de Convenções da clínica.

Depois do Curso Intensivo de Ultrassonografia Abdominal e Pélvica em Pequenos Animais, realizada em março, outra especialização aconteceu de 13 a 15 de abril, o Intensivo de Ultrassonografia Oftálmica. A capacitação realizada pela manhã e tarde com 25 horas de duração tem o apoio e a divulgação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS). São cerca de 10 vagas permitindo um amplo aproveitamento por parte dos alunos.

“A ultrassonografia é o meio de mostrar as estruturas de tecido mole internamente e toda a patologia não repleta de gás. É possível verificar toda a vascularização interna e externa aos órgãos do animal”, descreve a médica veterinária Eliana Guglielmetti Serra, especialista na área, que ministra o curso junto com o professor auxiliar, doutor Fernando Burtet Marin. Ambos são membros Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.

Dentro da programação do Intensivo de Ultrassonografia Oftálmica estão previstas, no primeiro dia, aulas teórica e prática sobre anatomia das estruturas intrabulbares e retrobulbares, dissecação de olhos, anatomia ultrassonográfica, estruturas intra e extrabulbares e biometria oftálmica.

No segundo dia, o enfoque é em ultrassonografia das diversas patologias oftálmicas, intra e extrabulbares, na parte teórica, e apresentação dos equipamentos, transdutores e funções utilizados em ultrassonografia oftálmica, na prática, além de treino em olhos formalizados e fixados. No último dia de aula ocorrem exames de ultrassonografia oftálmica em animais e elaboração de laudos.

“Esse curso é para o profissional que já fez o modulo básico, para quem tem noção do globo ocular. Dentro desta especialização são abordadas as glândulas lacrimais, patologias no bulbo oftálmico, como cataratas, câncer, tumores, abscessos, entre outros”, especifica a médica. “A capacitação vai desde a anatomia, fisiologia até a prática com equipamentos high tech. O aluno ganha a peça, um olho, para treinar e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso”, conclui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu