PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Gaste a energia do seu cão também dentro de casa

Gaste a energia do seu cão também dentro de casa

Se o seu cachorro não está podendo sair para passear devido a condições climáticas desfavoráveis ou outros problemas, saiba que você pode fazer exercícios com o seu cão mesmo dentro de casa, evitando que ele passe dias de forma sedentária.

Mas lembre-se que, depois que a chuva passar ou o frio extremo amenizar, volte aos passeios diários com o seu companheiro, pois são muito importantes na rotina do animal. Ainda mais para os casos de cães agitados ou com excesso de peso. As caminhadas também inserem os pets no convívio com outros animais.

Uma das brincadeiras muito comuns que podemos proporcionar para os cachorros é o cabo de guerra. Eles adoram. E é uma atividade que aflora a competitividade do animal, fazendo com que ele se dedique por um bom tempo à disputa pela corda.

Quando você for fazer essa brincadeira com filhotes, certifique-se de que eles não estão em fase da nova dentição, pois pode prejudicar os dentes do bichinho e ainda provocar dor. E se o seu parceiro for adulto, e você observar que ele demonstra dor ou desconforto com o cabo de guerra, suspenda imediatamente e, logo que puder, leve-o ao veterinário.

O importante, além do exercício físico, é a diversão. Jogue coisas para que o seu cãozinho corra e devolva para você. Pode ser uma bolinha ou outro brinquedo. A ideia é que ele corra atrás do objeto e traga de volta para você atirar de novo. Corra atrás dele e deixe também que ele corra atrás de você.

Se a sua casa tem escadas, aproveite essa estrutura para exercitar o seu cachorro, sempre de uma maneira segura e saudável. Faça o seu cão subir e descer os degraus, claro, se ele já for acostumado. Jogue brinquedos para estimular a subida ou descida ou acompanhe ele nesse trajeto.

Se, entre as brincadeiras, você notar que o seu mascote está cansado, pare de brincar e leve-o até a água para beber um pouco. Deixe que ele descanse. Faça um carinho para ele entender que não é um castigo e sim uma parada para recuperar o fôlego.

Se você tiver uma esteira em casa, aproveite-a também para o seu bichinho de estimação. Eles gostam de passear e o equipamento é uma ótima alternativa para quem não pode sair para a rua. Eles até aprendem facilmente a sair da esteira quando se cansam. Mas no começo, monitore a atividade para evitar acidentes.

Outras opções para gastar a energia do seu cão são os chamados brinquedos inteligentes. Podem ser aqueles que escondem ração ou petiscos e fazem o cachorro ficar horas tentando tirar o alimento de dentro. Há também jogos com a mesma dinâmica que também atiçam a inteligência do animal.

Deixe uma resposta

Fechar Menu