PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Movimentos da cauda do gato expressam diversos sentimentos

Movimentos da cauda do gato expressam diversos sentimentos

Seu gato mexe o rabo de várias formas e você não sabe o que significam esses movimentos? Então saiba que a cauda é um meio de comunicação dos felinos que podem ser interpretados como expressões que vão desde a diversão até uma atitude de ataque feroz.

O gato pode abanar o rabo, deixá-la em posição ereta ou enrolada em seu corpo. A cauda pode se mexer lentamente ou de maneira acelerada. A posição e o movimento são amplamente variados, assim como os motivos que os definem.

Essas manifestações são características sutis ou incisivas do comportamento felino. Muitas vezes vem acompanhadas de miados, movimento das orelhas ou alterações no pelo do animal que fica arrepiado, tanto ao longo do corpo quanto na cauda.

Quando o rabo está apontado para cima, indica que o seu gato está tranquilo. Ele pode fazer isso para comunicar que está cumprimentando você. E se ainda nesta posição ele tremer a cauda é um sinal que está feliz por estar ao seu lado.

Se o rabo estiver esticado para a frente também é um jeito de o animal mostrar que está emocionado com a presença do seu tutor. É uma demonstração de que você é realmente o seu amigo e que pode cheirá-lo.

Quando a cauda ficar levantada em ângulo pode significar que o felino está inseguro diante de algo novo à frente como outro gato ou uma pessoa estranha. Mas essa manifestação não é ameaçadora.

O rabo de pé e com a ponta em forma de gancho também é sinal de insegurança ou de dúvida. Ao mesmo tempo está aberto a uma aproximação com uma dosagem de timidez. Se o gancho estiver voltado para baixo é indicação de defesa ou tendência à agressão.

Se o seu gato estiver com a cauda levantada e se mexendo pode ser uma demonstração de que ele está contrariado e quer ficar sozinho. Essa atitude de indiferença do animal também expressa que está zangado com alguma situação.

Ainda vai ser uma expressão de busca pelo isolamento ou de medo quando o rabo ficar entre as patas. Mesmo parecendo uma posição de submissão, pode ter um reflexo agressivo.

Mas se a cauda ficar arrepiada, “inchada”, fique alerta e longe de seu gato pois ele está se sentindo ameaçado e pode atacar. Os pelos de pé com o rabo baixo e reto também expressam agressividade.

E os tipos de movimentos do rabo não param por aí. Podem ficar para baixo ou em uma posição diagonal e tensionada, por exemplo. Se você tem dúvidas de como se relacionar com essas manifestações do seu bichinho procure um profissional da área e entenda melhor os sentimentos do seu felino.

Deixe uma resposta

Fechar Menu