PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Cachorro sozinho em casa, saiba o que fazer

Cachorro sozinho em casa, saiba o que fazer

Muitas vezes, devido a nossa rotina de trabalho e compromissos, precisamos deixar nosso cachorro sozinho em casa. E isso é uma coisa que causa preocupação nos tutores, principalmente de cães, que podem sofrer com essa situação e ter comportamentos que os prejudicam.

A ansiedade da separação faz com que os bichinhos tenham atitudes “rebeldes” como destruir objetos e móveis, fazer as necessidades fora do local certo, latir ou chorar em demasia. O resultado são cachorros estressados e entediados.

Sua saída de casa deve se transformar em um evento de diversão e tranquilidade para o seu animal de estimação. Uma forma de isso acontecer é você deixá-lo ocupado quando estiver fora. Deixe, por exemplo, petiscos ou a própria ração espalhada pela casa, em lugares escondidos para que ele possa procurar e, assim, passar o tempo.

Outra coisa é a hora em que você sai de casa e a hora em que chega. Em nenhum dos dois momentos é adequado fazer uma grande manifestação afetiva, pois o cão sente a sua tristeza ao se despedir, e também vai considerar a euforia da chegada como a única parte boa do dia, fazendo-o ficar esperando só por isso.

Fazer atividades físicas com o seu companheiro diariamente também reduz o estresse de ficar sozinho. Pode ser um passeio longo ou mesmo brincadeiras que o faça se movimentar bastante. Com essas ações ele terá uma boa redução de energia, ficando mais relaxado, e até dormindo algumas horas.

Deixe com o seu mascote os seus brinquedos preferidos para ele se entreter. Também adicione alternadamente novidades entre esses objetos para aguçar a curiosidade do pet e deixá-lo envolvido com a brincadeira por mais um período, reconhecendo o objeto.

Mas se você notar que o seu bichinho passa por uma ansiedade muito grande na sua ausência, e nada dessas dicas ajudam ele aceitar a separação, leve-o a um veterinário de sua confiança, para que ele indique outras formas de cuidar desse problema, evitando até que o seu companheiro fique depressivo ou mesmo se machuque.

Deixe uma resposta

Fechar Menu