Envelhecimento, a etapa da vida que pode ser tranquila e saudável

Envelhecimento, a etapa da vida que pode ser tranquila e saudável

O animalzinho de estimação também envelhece. Ele fica menos disposto, já tem pelos brancos pelo corpo e, às vezes, não enxerga e nem ouve tão bem quanto antes. Nessa fase de sua vida, precisamos ter cuidados e uma atenção especial às modificações do seu corpo e de comportamento. A velhice nos animais pode ser uma etapa tranquila e saudável se acompanhada devidamente por seu dono.

O cão idoso precisa ir mais vezes ao veterinário para ser avaliado através de exames de rotina. Pelo menos a cada seis meses, deve ocorrer essa visita. O médico vai analisar os principais órgãos, como coração e rins, e observar a visão, examinar a boca e outros indicadores da saúde do pet.

Por meio de diagnósticos antecipados, é possível prevenir doenças frequentes nessa faixa etária, como problemas cardíacos, renais e ortopédicos. Com essas avaliações preventivas o especialista pode bloquear o avanço desses males, amenizá-los ou até mesmo curá-los.

Sinais como tosse e respiração ofegante podem ser sinal de anomalias no peito do animal velhinho. Dificuldades para andar ou mesmo levantar são sinais de que os ossos não estão bem. Perda de apetite e emagrecimento repentino acusam deficiências renais. Outros sintomas são quando o animal bebe muita água e urina a toda a hora.

Os cachorros com idade avançada podem apresentar uma disfunção cognitiva, regredindo em relação às coisas que você ensinou a ele ou aos treinamentos que ele recebeu. O animal fica lento e desconcentrado, deixando de fazer naturalmente as coisas que faziam parte da sua rotina diária.

Quanto ao dia a dia do seu companheiro, mantenha, se ele tiver disposição, os passeios diários ou com a periodicidade que ele suportar. Nunca force o animal a ultrapassar limites em seus exercícios. Em relação aos alimentos, são aconselháveis as rações seniores, que têm menos gordura e mais nutrientes adequados à terceira idade.

Deixe uma resposta