PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

E agora temos um bichinho de estimação…

E agora temos um bichinho de estimação…

Tem gente nova em casa? Chegou seu tão aguardado animalzinho de estimação? Então este é o momento de você saber de algumas dicas básicas, ainda mais se você é um marinheiro de primeira viagem quanto aos pets.

Agora o seu bichinho vai ter as primeiras impressões sobre o seu novo lar. Sendo assim, ele precisa de um ambiente acolhedor e adaptado às suas necessidades, além, é claro, de todo o seu carinho e atenção. E talvez um pouquinho de paciência, às vezes, para entender o “ritmo” do seu companheiro.

Dê alimentos de acordo com a espécie, raça e idade do animal. A quantidade vai variar se o bichinho é adulto ou filhote, assim como o tipo de ração que ele deve definir quais as que lhe agradam mais.

Mantenha os potes limpos, para evitar proliferação de insetos e ratos. E sirva as porções separadamente ao dia, e não enchendo o pote de vez. A água também deve ser trocada periodicamente para estar sempre fresquinha e limpa.

Treinamento para as suas necessidades

Treine o seu companheiro para fazer as suas necessidades sempre no mesmo local onde você pode colocar jornais ou esteiras e outros utensílios para esta finalidade, o que facilita a limpeza depois. Quando ele defecar no pátio, recolha o coco pois evita a acumulação de moscas.

Se o seu animal vai ficar em área ao ar livre, providencie um espaço protegido de chuva, vento e baixas temperaturas. Dê conforto e bem-estar ao seu animalzinho, para que ele se sinta seguro e ao mesmo tempo não fique sujeito a doenças, como a gripe canina. Roupinhas também são boas medidas para os dias de frio, pois os animais também são sensíveis a esse clima.

Banho e higiene

Em relação ao banho, higienize o seu pet semanalmente ou de 15 em 15 dias. O banho pode ser na pet shop ou mesmo em casa. Mas cuide para que ele fique com o pelo bem seco e penteado, sem nós, para evitar problemas dermatológicos. Você também pode pedir na pet shop para hidratar o pelo de seu animal, que fica mais macio e fácil de pentear.

Saia para passear com o seu parceiro para que ele se exercite e também interaja com outros animais. O importante é que ele gaste a energia acumulada para que ele fique mais tranquilo e, claro, se divirta também.

Vacinas são muito importantes

Lembre-se de levar o seu fiel amigo ao veterinário para receber as vacinas, assim como tratar e acompanhar a contaminação por vermes ou pulgas, por exemplo. Os animais estão sujeitos a diversas doenças como raiva ou leishmaniose, que podem ter agravamentos e levá-los à morte. Por isso é muito importante que eles sejam examinados por especialistas para prevenir ou mesmo combater os problemas de saúde.

E ainda o veterinário poderá fazer a castração do seu bichinho no período indicado assim como dar orientações no caso de você querer que o seu animal procrie. Em caso de gestação, você pode contar com profissionais para que a sua cadelinha ou gatinha tenha todo o atendimento na hora de ter os seus filhotes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu