Os animais com dificuldades ou a falta total de visão podem viver felizes e ter uma rotina diária normal pois a adaptação à deficiência pode acontecer quando o animal recebe a atenção e o carinho de seu dono.
Um cão deficiente visual, por exemplo, pode se locomover facilmente e manter as suas principais atividades dentro e fora da casa. Ele, como o ser humano, passa a se adaptar à nova vida e se ajustar ao ambiente e às suas práticas diárias. E essa adaptação vai gerando a segurança que ele precisa, tornando-o mais feliz e tranquilo.
Mas você deve ajudar nesse processo de ajuste e de novas percepções também. Uma das coisas que você pode fazer para facilitar a vida do seu cãozinho é deixar os seus móveis e utensílios dentro de casa sempre no mesmo lugar. Assim o animal ficará acostumado com as passagens livres e também com as áreas intransponíveis.
O ideal é retirar do caminho objetos mais delicados que podem quebrar ou machucar o cãozinho, como peças de louça ou vidro, esculturas em metal, etc. Também é apropriado que você proteja as quinas dos móveis com materiais emborrachados, evitando que seu cachorro se machuque.
Da mesma forma, no lado de fora da casa, deixe o quintal o mais livre possível de objetos e outros obstáculos que podem atrapalhar a circulação do bichinho.
Outra questão muito importante é manter os potes de água e ração sempre no mesmo local para que o cão possa encontrá-los com facilidade.
Se na sua casa há escadas, utilize portões de segurança no início superior dos degraus, o que evitará que o seu bichinho de estimação caia e se machuque.
Mesmo que o seu cão não enxergue mais não é uma razão para ele ficar isolado. Mantenha o contato de seu pet com outros animais em áreas abertas, como os parques e as praças, renovando a rotina do seu dia a dia. Ele certamente vai interagir com os seus amiguinhos de sempre ou até com os novos.
O passeio com o cachorro é outra atividade que deve ser mantida, frequentemente. Quando for passear com seu companheiro, utilize uma guia curta para que ele se sinta mais seguro, sentindo a sua presença próxima, e ao mesmo tempo, você terá mais controle sobre ele, protegendo-o e direcionando-o à frente de obstáculos ou perigos.