O choro do seu cão é uma forma de ele se comunicar com você

O choro do seu cão é uma forma de ele se comunicar com você

Quando o seu cachorro chora ele está querendo comunicar alguma coisa para você. Aquele choro, com um som fino e tristonho, pode significar diversos sentimentos do animal, e acaba sendo a linguagem que ele tem para nos “dizer” alguma coisa.

Quando são filhotes, por exemplo, os cães choram, principalmente nas primeiras noites, quando estranham o novo lar ou a falta da mãe e dos irmãozinhos. Essa manifestação passa na medida em que ele se adapta ao ambiente e às pessoas.

Os pequeninos se sentem inseguros e com medo, pois estão diante de circunstâncias estranhas para eles. Neste período, é importante ficar perto do bichinho o maior tempo possível para que ele crie o laço com o seu tutor e se acalme.

Aliás, a solidão é um dos maiores motivos que leva o cão a chorar, inclusive na fase adulta. Faz parte da rotina do pet que o seu tutor saia de casa todo o dia para trabalhar, deixando-o sozinho por um longo período.

Diante dessa separação dos donos, é natural que os cachorros chorem, pelo menos no momento em que o seu dono se afasta. Essa reação se dá porque os cães são animais que convivem em matilhas, exigindo, dessa forma, a presença de sua família.

Dor por lesões ou febre

Outra razão para o choro do animal pode ser a dor. Se ele tem um machucado pelo corpo que o incomoda, ele pode chorar. Doenças ou até mesmo um mal estar ou a febre podem também desencadear o choro no peludo. Mas fique alerta, pois cães maiores, aparentemente mais fortes, podem estar passando por essas enfermidades e, mesmo assim, não chorar.

Quando a dor for o motivo do choro, busque imediatamente um veterinário para que ele examine o seu companheiro e possa chegar ao diagnóstico específico sobre a procedência dessa manifestação, que pode ser apenas um desconforto passageiro ou até uma doença grave.

Se o seu bichano estiver com sede, fome ou sentindo frio, ele pode chorar por causa disso. No caso de ele ser um animal que precisa de algum tipo de ajuda, como descer do sofá ou da cama, o choro vai ser um pedido para você tirá-lo desses lugares.

Chamando atenção

Chamar a atenção para diversas situações é outra condição para o seu amigo fiel estar choramingando. Às vezes, pode ser um chamado apenas para um carinho, para sair para passear ou para você alcançar o seu brinquedo favorito. Ou seja, um choro pode atender às vontades do peludo.

O seu cachorrinho também pode estar pedindo desculpas para você através do choro, que certamente vem acompanhado de um olhar submisso e melancólico. Geralmente isso acontece, depois de o seu pet levar uma repreensão ao fazer algo errado como destruir coisas da casa ou revirar o lixo.

Mas se o seu cãozinho tem chorado por vários dias, sem nenhuma razão aparente, e você não consegue acalmá-lo, leve o animal a um médico imediatamente, pois ele pode estar sofrendo muito, até com algum tipo de fratura ou por outro quadro clínico preocupante.

Ansiedade e tédio

O choro ainda pode ser um indicador de que o seu animal de estimação está entediado ou mesmo ansioso. Se além de chorar, ele estiver ofegante ou apresentando tremedeira, sem uma identificação do problema, procure um especialista que, através da análise da saúde e do comportamento do bichinho, vai definir um tratamento para que ele volte a ficar animado e tranquilo.

Deixe uma resposta