É muito bom quando você chega em casa e recebe todo aquele carinho do seu cão, que recebe você com muita alegria. E é um “ritual” que se repete sempre, com a mesma intensidade, todos os dias.
Abrimos a porta e lá está ele, feliz com a nossa chegada, nos recepcionando da melhor forma possível. E não importa o tempo que ficamos fora, se são apenas uns minutos ou vários dias.
E esse amor incondicional não falha nunca, pois o seu amigo fiel estará sempre esperando você e vai comemorar muito a volta para casa do seu tutor. São latidos, gemidos e até choros.
Muita festa e alegria na sua volta
Seu pet vai pular em você ou se deitar no chão para ganhar carinho na barriga, por exemplo. Ele pode querer lamber o rosto do seu dono e, é certo, sacudir muito o rabo. Quando a alegria é ainda maior no seu doguinho, ele pode até urinar nesse momento.
Outra recepção comum também é o cachorro cheirar muito o seu dono. Afinal, você chegou da rua e talvez tenha tido contato com outros animais e o seu mascote vai estar atento a isso.
Como os cães não processam a passagem do tempo e expressam naturalmente os seus sentimentos, instantaneamente, eles “racionalizam” a sua volta para casa como a melhor coisa para eles, por isso a razão de tanta felicidade nesta recepção.
Sentimentos incondicionais
Os animais sentem toda essa alegria, assim como sentem tristeza, medo e ciúmes, por exemplo. E manifestam naturalmente esses sentimentos sem nenhum tipo de contenção ou condição.
A memória dos nossos bichinhos de estimação é outro fator de apego em relação a pessoas e lugares. Mesmo passado um longo tempo, eles vão reconhecer velhos amigos ou espaços onde costumavam interagir.
Lambidas são formas de comunicação
As lambidas são outra demonstração de afeto dos seus pets. São uma forma de eles se comunicarem com seus tutores e podem também ser um reflexo do carinho recebido quando eram filhotes pela mãe.
Balançar o rabo e rolar pelo chão
E o rabinho que balança sem parar demonstra o estado de extrema alegria do seu bichano. É uma linguagem corporal, como mexer as orelhas, que o cachorro possui. Outra manifestação comportamental é quando ele rola no chão ou corre em várias direções aceleradamente.
E a hora desta festa toda é um momento muito importante para o seu animal de companhia. Afinal, ele ama demais o seu tutor, sente a sua falta, e quer demonstrar toda essa afeição quando ele está de novo em casa.
Assim, nada mais justo é que você retribua todo esse sentimento especial para o seu peludo. Um afago, palavras suaves e até um pouquinho de colo certamente vão deixá-lo ainda mais feliz e seguro da sua presença.