Os animais de estimação são verdadeiros presentes em nossas vidas, ainda mais agora neste momento difícil de pandemia da Covid-19. Mais do que companhias carinhosas eles podem ser uma grande influência na qualidade de vida de seus tutores.
Esses bichinhos já fazem trabalhos relevantes na recuperação física e emocional dos seres humanos como na terapia com animais, por exemplo. Eles trazem conforto e bem-estar a pessoas doentes ou com deficiências.
O convívio com os peludos são sempre uma forma de agregar alegria e satisfação ao nosso dia a dia. Eles transmitem sensações positivas com a sua lealdade, amor e dedicação total aos seus donos.
Animais de estimação cuidam da família
Eles ainda são protetores, cuidam das pessoas da família e até de outros animais que dividem o ambiente. E a atenção incondicional dos animais domésticos é reconfortante, trazendo a sensação de harmonia e segurança.
Por outro lado, os peludos preenchem o nosso tempo com as atividades que os envolvem. Passeios na rua, brincadeiras diárias, banho e outras práticas de higiene são atividades que acabam também por criar mais vínculos com os nossos mascotes.
Também tem a parte de dormir juntinho na cama com os seus tutores, ganharem um afago ou correrem juntos no pátio. Você também vai preparar um alimento especial ou ajeitar a caminha com cobertores para o frio.
Demonstrações de amor e fidelidade
Todas essas ações são demonstração de amor que o seu pet reconhece a cada momento. E essa troca de sentimentos certamente faz com que você se sinta bem e animada para começar um novo dia ao lado do seu amigo fiel.
Especialistas apontam que a maioria das pessoas identifica melhorias em suas vidas quando possuem um bichinho de companhia. Os animais são determinantes para curar a solidão, transformando a rotina de seus tutores.
Companheirismo no isolamento social
A qualidade de vida proporcionada por cães e gatos é incomparável. Eles são fontes de boas emoções e de companheirismo, tão necessários nestes tempos de isolamento social e preocupações em relação ao futuro.
Com um bichinho ao seu lado, você evita males comuns que atingem os seres humanos como estresse e depressão. A relação de carinho e afeto entre vocês estabelece a cumplicidade que supera a ansiedade ou o medo.
Autoestima elevada, ânimo e disposição
De acordo com psicólogos, ter um animal de estimação traz ao tutor diversos benefícios a sua rotina de vida e ao funcionamento do seu organismo. Além de elevar a autoestima, a presença de animais restabelece o ânimo e a disposição.
Saúde e longevidade para o tutor
Há estudos de que a proximidade cotidiana dos animais de estimação fortalece o sistema imunológico dos humanos. A consequência disso é que com esta ligação de afinidade você terá saúde e longevidade.
Seu amor próprio também ganha um upgrade pois você sabe que terá assegurado o sentimento recíproco de seu bichinho. Uma certeza de que você poderá contar com ele, não importe a condição.
Tratamento equivalente a remédios
Quando você ocupa o seu tempo com animal de estimação, isso equivale a um bom tratamento com medicamentos, segundo profissionais da área médica. E é um “remédio” sem efeitos colaterais, ainda por cima.
Como o doguinho se torna dependente do seu tutor, esse compromisso acaba também por ser um benefício para você, com a exigência de tarefas e disciplinas diárias nos cuidados com o bichinho.
Mas são encargos bons, que dão prazer aos tutores ao ter ao seu lado um serzinho amoroso. São responsabilidades que deixarão a sua rotina mais feliz diante dos efeitos construtivos. Afinal, amor não se joga fora, não é mesmo?