PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Cursos de especialização para médicos e professores universitários

Cursos de especialização para médicos e professores universitários

Dentro do programa de aperfeiçoamentos do Centro de Convenções da Bichos do Sul, ocorrem cursos de especialização como o Intensivo de Ultrassonografia Abdominal e Pélvica em Pequenos Animais, realizado de 26 a 31 de março. A capacitação, que tem o apoio e a divulgação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), teve a adesão de participantes de outros estados brasileiros, além do Rio Grande do Sul. Foram 10 vagas preenchidas por médicos veterinários e professores universitários.

O curso é ministrado por Eliana Guglielmetti Serra, médica veterinária formada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de São Paulo, pós-graduada em Administração Hospitalar pela São Camilo (SP). especialista em Ultrassonografia Veterinária pela North Carolina State University; Raleigh (USA) e Federação Latino-Americana das Sociedades de Ultrassonografia (FIFUSAL) e membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.

Com carga de 50 horas em período integral, a capacitação engloba a avaliação abdominal e pélvica que através do diagnóstico por imagem abrange as diferenciações patológicas nessa região. “É possível fazer, por exemplo, uma avaliação ultra gestacional onde se verifica a embriologia e a arquitetura de cada feto dentro da mãe. Conseguimos avaliar as más formações fetais, gestação de risco e gestação normal, com a mesma técnica e a mesma tecnologia utilizadas para essa análise em humanos”, explica Eliana. São dois equipamentos, os mais avançados existentes no mercado, e os mesmos usados em instituições de saúde como o Hospital de Clínicas na Capital.

O curso já tem sido ministrado desde 1997 em São Paulo e em vários outros estados, e há seis anos acontece no Rio Grande do Sul, passando por cidades como Porto Alegre, Santa Maria e Ijuí. A doutora Eliana é responsável pela parte teórica e prática e conta com o professor auxiliar, doutor Fernando Burtet Marin, médico veterinário pela FMV-UNIJUÍ, pós-graduado em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais e membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.

“A ideia dos cursos com aulas teóricas e práticas em uma área toda equipada na Bichos do Sul é o grande apoio que se dá ao colega veterinário que quer evoluir, se atualizar, dar um upgrade em sua carreira. Essa iniciativa é ética, muito bonita e rara no RS”, considera Eliana. “Também é muito louvável a atitude da clínica em receber alunos de faculdade para fazer o PCC, assistir os exames realizados no local e receber orientações”, completa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu