PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Consultas de rotina são muito importantes à saúde dos animais

Consultas de rotina são muito importantes à saúde dos animais

Você, como tutor, é o responsável por dar ao seu animal de estimação uma vida confortável e saudável. Afinal, ele depende de você para viver. Por isso, é muito importante que você leve o seu cachorro ou gato a consultas de rotina para garantir a saúde do seu pet.

Mesmo que não pareça que o seu bichano tenha algum tipo de doença, as consultas de rotina são necessárias, até no sentido preventivo de certas enfermidades. O check-up pode identificar o princípio ou a propensão a algum quadro clínico.

Algumas doenças surgem silenciosamente, sem apresentar sintomas, mas podem ser graves e levar o animal à morte. Porém, através de exames físicos e laboratoriais, o veterinário irá detectar alguma anormalidade e começar o tratamento em tempo hábil.

Segurança e tranquilidade

As chances de sucesso de seu peludo ficar curado serão bem maiores se você tomar essas medidas necessárias ao bem-estar do animal. E é nas consultas de rotina que você vai ter essa segurança em relação à saúde de seu companheiro.

Não contando que a análise preventiva do animal evitará gastos maiores no futuro. Muitas vezes, os custos com tratamento, medicações, fisioterapias e outros procedimentos médicos poderão ser bem mais altos no final do processo.

Assim, um diagnóstico precoce sai bem mais em conta para o tutor. E melhor ainda: você ficará tranquilo sabendo que o seu amigo fiel está muito bem a cada ano que ele é examinado e tem uma longa vida pela frente.

Vacinações e vermifugações

As consultas de rotina também proporcionam a organização das vacinações e vermifugações. Assim, contar com um profissional que acompanhe a saúde do seu parceiro é determinante, pois ele terá todos os registros do histórico de saúde do animal para uma avaliação completa.

Doenças causadas por carrapato, verminoses como a giárdia ou outras complicações são detectadas ou prevenidas na visita periódica ao médico. As consultas de rotinas devem ser feitas anualmente e, em casos de animais idosos, a cada semestre.

Rastreamento de doenças

O rastreamento de qualquer problema no corpo do animal é uma base para a manutenção da qualidade de vida de seu pet. Alterações dermatológicas como caroços, sinais de tumores, manchas na pele ou pequenas feridas podem ser percebidos.

Já o colesterol alto, problemas renais e infecções do trato urinário, por exemplo, serão detectados nos exames de laboratório, assim como a deficiência de nutrientes essenciais ao organismo.

A visão do animal também deve ser averiguada por um especialista periodicamente. A situação do globo ocular depois que os animais atingem certa idade deve ser monitorada com mais frequência também.

Avaliação dentária

A constituição dentária nos felinos ou caninos interferem na saúde destes animais. Na velhice, os cães e gatos tendem a ficar com os dentes desgastados, apresentar cárie e tártaro, além da queda do dente devido à falta de cálcio.

Uma avaliação mais a fundo pode apontar desnutrição no pet, dificuldade para digerir os alimentos ou mesmo complicações no estômago, já que a mastigação pode ter sido afetada por problemas dentários.

A presença de tártaro ainda pode levar o animal a contrair diversas doenças secundárias, assim como uma série de bactérias que se alojam na boca e que podem desencadear o contágio de infecções.

Otite, diabetes e câncer

Desde uma simples otite até artrites, artroses e outras doenças relacionadas aos ossos, doenças cardiovasculares e endócrinas e câncer podem ser prevenidas ou tratadas com eficiência nos exames rotineiros.

Seu animal não está livre de complicações hormonais, que podem causar o aumento de peso, diabetes, dificuldade respiratória e até queda do sistema imunológico. A obesidade pode resultar em problemas ortopédicos e cardíacos também.

A qualidade de vida do seu bichinho de companhia está diretamente ligada aos cuidados profissionais periódicos. Nas consultas de rotina, o médico dará o aval para que o seu “filhão” siga em frente, forte e com a toda a disposição.

Deixe uma resposta

Fechar Menu