PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Como escolher a raça do seu companheiro de uma longa amizade

Como escolher a raça do seu companheiro de uma longa amizade

Se você decidiu ter um cão e tem dúvidas de como escolher a raça do animal, veja aqui algumas dicas para tomar essa decisão. A personalidade do animal é um fator importante na hora de você começar essa grande amizade, antes de você comprar ou adotar um cachorrinho.

Claro que o amor que vai nascer entre vocês dois supera qualquer dificuldade de comportamento, mas se você preferir, pode encontrar características no bichano que combinem mais com o seu estilo de vida e com as atividades que você realiza.

Você certamente vai querer que o seu companheiro fiel se adapte bem a sua nova vida, ao ambiente de sua casa e à rotina que virá pela frente, não é mesmo? Assim ele terá uma convivência saudável e feliz ao lado dos seus novos donos.

Grande vigor físico

Se você gosta muito de caminhar, correr e praticar esportes, isso vai contar na escolha de seu parceiro de atividades. Seriam boas as raças de cães “esportistas”, que possuem muita energia e disposição.

São exemplos desse tipo de animal o Labrador, Fox Paulistinha, Basset Hound, Beagle, Dachshund, Golden Retriever e Cocker Spaniel. Alguns desses, por serem cães de porte maior, necessitam de mais espaço em casa para se exercitarem.

O Doberman, Boxer, Akita, Fila Brasileiro, Husky Siberiano e São Bernardo também são cães que precisam de uma área maior e atividades físicas todo os dias. As raças Pastor Alemão e Border Collie podem ter problemas comportamentais se não gastarem a energia que acumulam.

Já o grupo dos Terriers, que agrega o Pit Bull, o Bull Terrier e o Schnauzer, exige que os seus proprietários tenham um bom local para os seus exercícios e terra para escavarem, já que essa é uma característica desta raça de grande vigor físico.

Ideais para apartamento

Mas se você prefere ficar mais tempo em casa vendo filmes ou lendo um livro, então pode ser uma opção os cães mais companheiros e tranquilos, que gostam de passar horas ao lado do dono ou dormindo dentro de casa.

Cachorros deste tipo são o Shih Tzu, Pug, Chihuahua, Maltês e Pequinês. A maior parte destes bichinhos é de pequeno porte, então são indicados também para quem mora em apartamento, não exigindo muito espaço para o seu desenvolvimento. Mas, é claro, um passeio diário é essencial para a sua saúde física e emocional.

Vira-latas são amorosos

Agora, se você decidiu que quer ter um animal sem raça definida, esta também é uma ótima escolha. Apenas, é mais difícil prever, se ele ainda for filhote, qual será o tamanho que ele terá ou o tipo de temperamento.

Mas no geral, os vira-latas são muito amorosos com a sua nova família. Ainda mais se for um animal de rua, abandonado, que muitas vezes sofreu maus tratos. Ele certamente dará a você muitas demonstrações de gratidão por tê-lo adotado. Outra característica do cão sem raça definida é que ele costuma ter uma saúde mais resistente.

Mas se você ainda ficou com dúvidas sobre qual seria a melhor escolha de novo amigo, não tome essa iniciativa por impulso. Converse com um veterinário de sua confiança, que ele certamente vai ter as informações mais acertadas para uma posse responsável e uma relação de afeto com o seu peludo por muitos anos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu