PLANTÃO 24H. Ligue: (51) 3491.6100

Check-up pode prevenir doenças e prolongar a vida dos animais

Check-up pode prevenir doenças e prolongar a vida dos animais

Mesmo que os nossos bichinhos de estimação aparentam estar saudáveis, é muito importante para a sua saúde o check-up periódico para avaliar as suas condições físicas. A consulta de rotina pode identificar antecipadamente alguma doença ou mesmo ser determinante na cura de alguma enfermidade antes desconhecida.

A princípio, esses exames periódicos podem ser de ano em ano, mas vai depender de como está o animal. Muitas vezes, há males silenciosos, que não apresentam sintomas visíveis. Dessa forma, só o veterinário pode identificar o que está afetando o seu pet, indicando o tratamento efetivo, assim como as revisões com periodicidade mais curta.

A atenção e o cuidado com a sanidade do nosso amigo fiel evitam também possíveis sofrimentos do animal ao ser afetado pelas doenças, e em muitos casos, a própria morte do bichinho. A regularidade do check-up pode impedir que eles adoeçam gravemente, e não haja tempo para que sejam curados.

Tanto filhotes quanto animais adultos e mesmo os idosos podem passar pelo check-up. Nos cães e gatos mais jovens, por exemplo, pode haver o diagnóstico de doenças congênitas, herdadas de seus antecessores. Já nos peludos com uma certa idade é possível detectar anomalias mais comuns, como deficiências cardíacas e doenças renais, que acometem mais os felinos.

A avaliação do médico de sua confiança passa por diversos exames físicos e até comportamentais. Mas o especialista também deve utilizar-se de investigação mais profunda, dependendo do caso, por meio de ultrassom e análises laboratoriais. Tecnologias avançadas geram informações precisas e ágeis, o que pode fazer a diferença na recuperação do animal.

O veterinário fará diversas avaliações no check-up, desde a aferição da pressão arterial e situação bucal do seu bicho de estimação até a avaliação cardíaca e pulmonar. Hemogramas, testes hormonais e ecocardiograma também podem ser necessários para chegar a detalhes que compõem o quadro de saúde do animal.

Se houver a necessidade, com circunstâncias específicas, o médico, depois de fazer a bateria de exames iniciais, ainda pode encaminhar o animal para o atendimento por especialistas como endocrinologista, neurologista, gastroenterologista ou mesmo um oncologista. Tudo para que o seu pet tenha uma avaliação completa.

Diabete, artrose ou mesmo uma alergia podem incomodar o seu animal de estimação. Com o check-up periódico, o seu companheiro de todas as horas terá a garantia de um corpo saudável e uma qualidade de vida maior ao seu lado, por mais tempo. Seu cãozinho e seu gatinho dependem de você para estarem bem. Então, cuide para que eles possam estar sempre saudáveis e felizes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu